Direito de Família na Mídia
Presidente do TJCE destaca atuação do Juizado da Mulher
12/03/2008 Fonte: IBDFAM-CE"Este Juizado não está se preocupando apenas em punir o agressor, mas também em recuperar e dar apoio a este agressor". Essa é a avaliação do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Fernando Ximenes, sobre a atuação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A opinião foi manisfestada durante solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Juizado de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira, 07 de março.
Na ocasião, o desembargador ressaltou sua satisfação em observar que o trabalho desenvolvido no Juizado aplica, com amplitude, "um princípio essencial - um dos fundamentos do Estado Brasileiro - que é o princípio da dignidade à pessoa humana", pois segundo ele, "a Justiça não foi feita para vingar ninguém, não é um órgão vingador, é um órgão de promoção da paz social".
Durante o evento, a titular do Juizado, juíza Fátima Maria Rosa Mendonça, enfatizou a importância de se estabelecer parcerias com órgãos públicos, governamentais e não-governamentais, para o sucesso do trabalho. Ela também destacou o valor do atendimento psicossocial e dos encaminhamentos realizados pelo Juizado, primando a valorização e a recuperação da família.
Em depoimentos, três parceiros reforçaram o discurso da magistrada. A representante da Secretaria de Educação do Estado, Eliane Silva, destacou a importância da parceria entre a SEDUC e o Juizado, na realização de palestras sobre a Lei Maria da Penha. Proposta também aceita nas igrejas, como enfatizou a presidente geral do Departamento de Senhoras da Assembléia de Deus do Ceará, Luzanira da Silva Monteiro, ao falar do sucesso da palestra proferida na última quarta-feira, dia 05 de março, para as mulheres da igreja. Já o representante dos Alcoólicos Anônimos, Rogério Bandeira, ressaltou a parceria estabelecida para o encaminhamento de agressores que sofrem com o alcoolismo. Segundo ele, 14 homens já foram encaminhados pelo Juizado e estão sendo acompanhados.
Também presente ao evento, o advogado Marcos Duarte, presidente do IBDFAM-Ceará e membro da Comissão de Implantação e Acompanhamento da Lei Maria da Penha no Ceará. Na ocasião, Marcos Duarte destacou o trabalho da comissão presidida pela desembargadora Celeste Thomaz de Aragão.